A TRAIVE, agfintech especializada em crédito agrícola, recebeu um aporte de US$ 17 milhões (aproximadamente R$ 95 milhões). A rodada, coliderada pela SP Ventures e Astella, envolve, entre investidores financeiros e investidores estratégicos, empresas do porte da Minerva VC, Syngenta Group Ventures, Serasa Experian VC e CSN Inova Ventures.
Esta será uma das maiores rodadas de investimento de Série A já realizadas no Brasil, atraindo grandes investidores globais, como a Tiger Global.
“Nós estamos reinventando o crédito agrícola por meio de conexões e dados. Somos os únicos com uma solução completa e integrada, que reúne as melhores tecnologias e parcerias, permitindo a conexão direta entre produtores e investidores finais, análise, gestão de portfólio, monitoramento de risco de crédito e comercialização digital de recebíveis agrícolas em um único lugar. Este diferencial de visão é que está trazendo investimento robusto para a TRAIVE”, explica o cofundador e CEO da startup, Fabricio Pezente.
A TRAIVE nasceu em 2018, nos Estados Unidos, de um projeto de pesquisa nos laboratórios e aulas do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A ideia surgiu da necessidade de atrair mais capital privado para o crédito agrícola por meio de tecnologia, dados e pessoas inspiradas em melhorar o cenário receoso e ineficiente de investimento em uma das maiores e mais importantes indústrias do mundo.
Em 2020, a agfintech recebeu um aporte de US$ 2,5 milhões (aproximadamente R$ 14 milhões) liderado pela SP Ventures. O investimento foi acompanhado pelas gestoras americanas Bread & Butter Ventures e Techstars. Com este capital, a startup reforçou seu time e investiu em tecnologia e novos produtos. Agora, com esta nova rodada de venture capital Série A, a TRAIVE pretende ganhar musculatura para expandir a base de usuários e criar novas ofertas de produtos e serviços, além de continuar investindo maciçamente em tecnologia, seu grande diferencial. É a oportunidade para se consolidar como a recriadora do crédito agrícola no Brasil.
“Da mesma forma que construímos alguns dos melhores challenger banks, o Brasil está construindo a indústria de serviços financeiros mais high tech do mundo para o produtor rural. A Traive está liderando essa nova categoria de empresas”, diz Francisco Jardim, da SP Ventures.
A rodada de investimentos é ótima também para o setor de crédito agrícola. Há muitos pequenos e médios produtores rurais cujas necessidades são muito grandes para microfinanças, mas muito pequenas para bancos. A consolidação de uma empresa que resolve esse problema e contribui para a gestão de risco de crédito para os emprestadores é importante para o setor, que é um dos principais motores da economia do Brasil.
Durante o processo de captação, as startups precisam ultrapassar o gap existente entre os estágios Seed – que gera fundos para pesquisa, desenvolvimento e validação de mercado – e Série A, que é a primeira grande barreira rumo ao crescimento. Dados dos últimos 10 anos revelam que, das 1.066 captações nos estágios Pré-Seed e Seed no Brasil, apenas 281 conseguiram passar pelo primeiro obstáculo e atingir o estágio de Série A. Apenas 102 avançaram para o próximo estágio, captando um Series B.
Apesar dos desafios, o CEO da TRAIVE vê um futuro ainda mais promissor. “O patamar que alcançamos nesta rodada de Série A é muito superior ao que comumente se aplica nas operações do mercado agrícola. Os investidores estratégicos que estão participando sabem do potencial do setor e da necessidade de digitalização melhor do que ninguém. Em uma próxima rodada poderemos surpreender ainda mais e romper os limites históricos de investimento no setor. Estamos finalmente colocando as startups agrícolas no lugar onde deveriam estar, dada a importância do setor para o Brasil.”, justifica Pezente.
A palavra-chave por trás das soluções oferecidas pela TRAIVE é conexão. Conectando os vários participantes da cadeia, produtores passam a ter acesso justo e oportuno aos recursos necessários para prosperarem. Credores são capazes de gerenciar seus riscos com precisão e eficiência.
Ao mesmo tempo em que levanta relevante capital, a TRAIVE também está investindo em rebranding, um processo de redesenho e reposicionamento da marca, compatível com o lugar que a agfintech vai ocupar no mercado de crédito agrícola a partir de agora: o de ser a melhor e mais segura conexão entre os produtores rurais, os financiadores de insumos e suprimentos para a produção e o mercado de capitais.
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